Saúde Bucal de Aracaju participa de “Um dia sem morador de rua”

Saúde
06/01/2014 11h31

A Saúde de Aracaju, através do Programa de Saúde Bucal ‘Sorria Aracaju’, participou da ação “Um dia sem morador de rua”, realizada no ginásio de esportes Constâncio Vieira. A ação contemplou cerca de 100 pessoas em situação de rua, através de palestras educativas sobre hábitos saudáveis para uma boa higiene oral e também mostrou na prática como deve acontecer uma escovação. O convite partiu da vereadora Daniela Fortes.

“Como tínhamos a participação de várias crianças no local realizamos também avaliações odontológicas para diagnosticarmos doenças, consequentemente encaminhando todos os pacientes às Unidades de Saúde da Família mais próximas para os devidos tratamentos”, informou o coordenador da Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto.

No decorrer dos atendimentos, a cirurgiã-dentista Maria das Graças confessou que se impressionou com a interatividade do público durante as ações. “Foi gratificante participar deste belíssimo trabalho. Realizamos palestras, tiramos muitas dúvidas e os participantes estavam satisfeitos com as informações”, disse.

Já a dentista Christiane Aguiar, que se encontrava na Unidade Móvel de Atendimento realizando avaliações odontológicas, se mostrou satisfeita com o resultado dos trabalhos. “Avaliei diversas pessoas e conclui que temos muito a fazer por esses pacientes. Notei que a maioria não tinha informações básicas sobre higiene bucal. Assim, a atuação da Saúde de Aracaju no evento foi algo louvável, justamente por compreender a importância deste atendimento diretamente no bem-estar destas pessoas”, enfatizou.

Segundo a paciente Enedina dos Santos, aprender informações simples que precisam ser empregadas no dia-a-dia foi muito bom para os que não possuem instrução de higiene bucal. “Fiquei feliz. As dentistas me ensinaram como escovar meus dentes de forma correta e avaliaram se eu tinha cárie, além de outras doenças na boca. Tudo com muito cuidado”, disse.

Segundo José Guimarães a ação foi mais uma das várias que o Programa Municipal de Saúde Bucal participou no decorrer de 2013. “‘O Sorria Aracaju está disponível para participar de ações, projetos e programas que venham beneficiar a população. Não medimos esforços para instruir os usuários sobre o quanto é importante manter uma boca saudável inclusive para um bom funcionamento do corpo como um todo”, enfatizou Neto.